Planejamento Territorial pela Bacia Hidrográfica Guanabara e Sub-Bacia Iguaçu-Sarapuí

O limite do Planejamento Territorial depende da evolução do relevo em encostas e planícies.

A Geomorfologia poderá contribuir com as adaptações urbanas à crise climática em assentamentos humanos

A Bacia Hidrográfica Iguaçu-Sarapuí, ou subbacia Iguaçu, está situada no lado Oeste da Baía de Guanabara, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no Sudeste Brasileiro. Ela é apresentada oficialmente pelo Comitê Oeste da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá, chamada Região Hidrográfica V, RH-V. Sua abrangência alcança os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. Nesta região reside a maior parte da população urbana do estado, com mais de 1 milhão de pessoas assentadas por loteamentos aglomerados em planícies de inundação.

Observou-se que a cidade de Nova Iguaçu é um importante contribuinte de águas pluvio-fluviais e sedimentos nesta bacia, que escoam das vertentes das Serras do Mendanha e Tinguá pelas planícies baixadense até uma foz na Baía de Guanabara. Estas Serras, aproximadamente a 40km desta Baía, possuem elevações significativas, em torno de 900m de altitude, que são as cabeceiras de drenagem das partes norte da Serra do Mendanha e sul da Serra de Tinguá, as vertentes que apontam para o lado Oeste da Baía de Guanabara.

Estas águas e os sedimentos escoam com sinuosidades por estas vertentes urbanizadas fabricando sua trajetóia tortuosa pela planície com base no rio drenante Natural principal chamado Rio Botas, que nasce na Serra do Mendanha, corta a cidade de Nova Iguaçu ao meio pelas rugosidades do relevo, em altitude média de 15m, após 20km de extensão passa pelo Município de Belford Roxo, em uma altitude média de 5m, onde encontra o Rio Iguaçu e, juntos, encontram o Rio Sarapuí, no Município de Duque de Caxias, no nível de base do mar. Estes rios desembocam unidos em foz temporária próxima ao principal Aterro Sanitário descomissionado desta Região Metropolitana, o Jardim Gramacho, em Campos Elíseos, nesta Baía, aproximadamente, a 50km da nascente do Rio Botas na Serra do Mendanha.

Quais seriam os impactos deste fluxo pluvio-fluvial sedimentar que vem de Nova Iguaçu nas galerias urbanas, nas mudanças das margens do Rio Botas e nas mudanças de foz e linha de costa na Baía? Qual seria, também, os impactos na trajetória deste fluxo pelos centros urbanos das cidades baixadense caso acontecesse um pequeno aumento no nível do mar na Baía de Guanabara nos próximos 30 anos?

A Cartografia Multimídia poderá contribuir para que o próprio usuário do WebMap faça sua reflexão em busca de respostas.

Mancha Urbana em 2013
Saturação Urbana em 2013
Mancha Urbana em 2023
Saturação Urbana em 2023