Caderno de Anotações

Os textos apresentados são apenas livre pensamento sobre fatos sociais, ambientais e ecológicos observados na Natureza. As relações entre esses fatos e as formas de escrita tornam este site sempre em construção. A Física Ambiental como título é só junção de palavras para apontar o enfoque transdisciplinar da Natureza. As ferramentas web utilizadas são de livre acesso e as referências bibliográficas são apresentadas.

As disciplinas com enfoque Ambiental parecem apontar para conteúdos que apresentam caminhos ao planejamento territorial em prevenção e adaptação de seres vivos em seus ecossistemas. Em outras palavras, suas modelagens podem utilizar equações para relacionar coordenadas matemáticas, coordenadas geográficas e características de fenômenos naturais com as questões sociais e de sobrevivência de seres vivos, em um determinado intervalo de tempo e em uma determinada escala geométrica de espaço. Para isso, depende do apoio das Ciências Sociais e Humanas que contribuem para explicar as interações biológicas, químicas e físicas no relevo terrestre. Por sua vez, estas interações dependem dos movimentos do planeta Terra e da Energia Eletromagnética Solar por ele recebida de forma diferente em cada Latitude-Longitude. Isto explica diretamente a formação de biomas brasileiro, marés, enchentes, deslizamentos de massa em encostas, poluição de rios urbanos, agropecuária, chuvas extremas, ondas de calor, geleiras, degelo e seca. Esta associação está relacionada com a rede de materiais, virtual e real, de alimento e energia para acontecer a vida no planeta, por exemplo, transportes terrestre, aéreo, fluvial e marítimo de alimentos e demais insumos de saúde pública. Explica, principalmente, como a cultura humana é processada no planeta.

Estas transdiciplinaridades e transterritorialidades nas áreas da Ciência pode convergir para a Holística de Humboldt. Explica Ruy Moreira que Alexander Von Humboldt (1769-1859), o cientista da Natureza que cunhou o termo Ambiental, se baseou nos estudos de Immanuel Kant (1724–1804) e outros filósofos. Humboldt afirmou que como referência a "esfera das vegetações pode atuar como mediação das relações entre a esfera inorgânica das rochas e dos solos e a esfera da sociedade". Se passa como uma base integrada de tudo que está entre a camada de ozônio no limite da atmosfera até a profundidade em que o solo encontra a rocha da crosta terrestre. Este é o Box Geomorfológico do Geossistema Complexo do planeta Terra. Por exemplo, continua explicando Moreira, a geomorfologia da paisagem foi tirada da teoria da estética do poeta J. W. Goethe (1749-1832). Na sua época também foi gerada a noção de escala, que seus contemporâneos tomaram de empréstimo do J. H. Pestalozzi (1746-1827), à qual junta o romantismo da filosofia natural da identidade de F. G. Schelling (1775-1854) e forma um contexto da natureza em que "uma pessoa é parte integrante da percepção dessa pertença indo do mais próximo para o mais distante". (Moreira, Ruy. O que é geografia (Primeiros Passos) (p. 19). Brasiliense. Edição do Kindle).

Ao longo da história, se observou uma dependência dos estudos ambientais com os contextos sociais, econômicos, políticos e culturais de um país ou região. Então, tanto a Física quanto a Geografia, por exemplo, ao utilizar o enfoque Ambiental, não necessita de junção de palavras, mas de buscar estruturantes em estudos coletivos. É parceria com os seres vivos envolvidos nos fenômenos analisados que agrega não linearidade e efeitos dinâmicos aos geossistemas. Isto é necessário para um entendimento mais próximo da realidade que vivemos. As questões biológicas, físicas, químicas, humanas, sociais, geográficas, fósseis, arqueológicas e os assentamentos humanos no planeta, principalmente, nos últimos 150 mil anos, devem ser incorporadas aos estudos. O objetivo seria contribuir na busca urgente de soluções para minimizar o impacto da crise do clima nos ecossistemas e alicerçar a tomada de decisão dos gestores públicos municipais nas reformulações estratégicas de sobrevivência das pessoas, animais e plantas em seus territórios.

Este site considera que a vida no planeta está entrelaçada com o conceito de Ecossistema, que é uma comunidade biológica de organismos em um território de área definida, ou em um volume de água que realiza interações entre si e com os fatores inanimados em todo ao seu redor. Tal pensamento pode ser base para mapas temáticos em cartografia coletiva de relevos. Associado com este conceito está o de Sustentabilidade, não a versão vulgar cansativa, mas a da capacidade que o ambiente natural, que dá suporte à vida e aos sistemas econômicos, políticos e culturais, tem de sobreviver ou se adaptar indefinidamente às mudanças em condições climáticas extremas. Isto é alicerçado no fato de que existe vida na Terra há milhões de anos, mesmo com ocorrências de separações de continentes, impactos de meteoritos, cinco extinções em massa e várias eras glaciais. Associado com esses conceitos está o de Geomorfologia, ciência da Terra autônoma, que é entendido como o estudo da evolução da paisagem e das formas da superfície da Terra, que são descritos como o Relevo Terrestre no passado, presente e futuro.


Figura 1 Fonte: Consultas em Sites e Livros sugeridos.

Paleoartes diversas